O sono dos bebês

O sono é uma das necessidades básicas de vida e essencial para todas as crianças e adolescentes para o crescimento e desenvolvimento saudável.
 
Para manter um bom ritmo biológico é importante manter um cronograma de horas para dormir, estar alerta, pensar, estudar, trabalhar, sentir-se bem e realizar atividades de lazer, assim como digerir bem os alimentos após as refeições.
 
Dormir e acordar em torno do mesmo horário todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, ajuda na ritmicidade necessária para a produção do hormônio melatonina e de outros fatores que dependem do ritmo circadiano.
 
Os bebês precisam dessa ritmicidade, tanto para o sono noturno quanto para os cochilos diurnos. 
 
Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatra recomenda:
 
1) Manter uma rotina para os cochilos diurnos das crianças que ainda necessitam, evitando-os no final da tarde;
2) Colocar a criança ainda acordada em sua cama, indicando que é hora de dormir, oferecendo-lhe ambiente calmo e tranquilo para induzir o sono e ganhar sua confiança e segurança;
3) Criar uma rotina para a hora de dormir, com um momento bom e agradável com os pais (ler estórias, ouvir música calma, etc.), sem muitos estímulos;
4) Criar um ambiente propício ao sono e recompensar as noites bem dormidas;
5) Manter o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, incluindo finais de semana e feriados (horários regulares);
6) Evitar bebidas (chocolate, refrigerante, chá mate ou cafeinados) e medicações que contenham estimulantes próximas a hora de dormir;
7) Tentar não deixar a criança adormecer com mamadeiras, leite, chás ou vendo televisão ou em outro lugar que não seja sua própria cama;
8) Não alimentar a criança durante a noite;
9) Evitar levar a criança para cama dos pais ou outros lugares para dormir ou acalmar-se;
10) Se a criança acordar a noite para ir ao banheiro ou por causa de pesadelos, permanecer no quarto dela até se acalmar e avisá-la que retornará para o seu quarto, quando ela adormecer;
11) Quando lidar com a criança durante a noite, usar uma luz fraca, falar baixo e ser breve o suficiente, sem estimulá-la.
 
Para mais informações acesse: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/higiene-do-sono/
Categorias: Saúde

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