DIU (dispositivo intra-uterino) é um método contraceptivo de longa duração em que uma pequena haste em forma de Y é inserido na cavidade uterina. O dispositivo pode permanecer no útero por anos, variando de 5 a 10 anos.
Lembrando que o dispositivo atua como método contraceptivo, mas não oferece proteção contra DSTs. Portanto, é importante continuar utilizando a camisinha!
Existe dois tipos de DIU:
- DIU hormonal
O dispositivo libera o hormônio em uma taxa constante e em pequenas quantidades pequenas a cada 24 horas. Essa liberação hormonal pode ser absorvida pela corrente sanguínea, mas normalmente se restringe ao útero. Ela promove o espessamento do muco normal do canal cervical (abertura para o útero), de forma que impede a passagem do espermatozóide, impedindo a fertilização.
– DIU de cobre / cobre e prata
O dispositivo é revestido com cobre, ou cobre e prata. A presença dos metais na composição do dispositivo é tóxica para os espermatozoides, o que impede a fecundação.
O DIU pode ser colocado em qualquer momento do ciclo menstrual mas para isso é importante termos a certeza de que a mulher não está grávida. Como também é importante a paciente realizar exames como ultrassonografia transvaginal e avaliar a presença de alguma doença sexualmente transmissível.
A ultrassonografia servirá para avaliar a presença de pólipos ou miomas uterinos, bem como o formato do útero.
O dispositivo pode ser colocado no próprio consultório.
Muitas mulheres perguntam:
– Dói para colocar o dispositivo, é fácil se adaptar? Mas tudo isso varia de mulher para mulher. Algumas podem sentir um leve desconforto, como se fosse uma cólica, e que passará em poucos dias; como também pode ocorrer de não sentirem nada.
– Como fica o sangramento após a inserção do dispositivo? O sangramento vai variar de acordo com o tipo do dispositivo (cobre ou hormonal), em alguns casos pode ocorrer aumento como até a inibição do sangramento.
- Quanto tempo depois do parto é possível colocar o DIU? É possível colocar após 30 dias do parto, mas lembre-se que é sempre importante uma avaliação médica.
Se interessou? Marque uma consulta conosco e poderemos entender o seu caso e esclarecer todas as dúvidas. – Clique Aqui