
Vulvoscopia e Colposcopia
A vulvoscopia é um exame de imagem que analisa, por meio de lentes de aumento – o colposcópio, a parte externa do sistema reprodutor da mulher, a vulva. Muitas vezes, esse exame é realizado junto com a colposcopia, cujo exame visa diagnosticar lesões que antecedem o câncer, permitindo ao médico ginecologista examinar o colo do útero e a vagina.
O objetivo do exame é ter uma melhor visualização dessas regiões para diagnóstico, por exemplo, de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
As imagens são capturadas, arquivadas e impressas de forma digital.
O exame pode ser realizado em consultório médico sem necessidade de anestesia.
É um exame complementar e faz parte do rastreamento do câncer, junto com teste de Papanicolau e/ou testes específicos para detecção do HPV (Papiloma Vírus Humano). Além disso é possível, realizar biópsias (ou seja, remoção de pequena amostra de tecido do colo do útero ou das paredes vaginais) durante o procedimento caso lesões sejam identificadas.
Para a realização dos exames são utilizadas substâncias químicas e corantes para destacar eventuais lesões nas áreas examinadas. Caso você possua alguma restrição de uso, é muito importante avisar ao médico.

Histeroscopia Diagnóstica
É um exame ginecológico que tem por objetivo avaliar a parte interna do útero para diagnosticar possíveis lesões, como pólipos, adesões ou outras condições uterinas.
O procedimento é realizado por meio de uma cânula endoscópica, com introdução de gás carbônico ou soro fisiológico para distender a cavidade uterina e permitir uma boa inspeção de toda a região. Também é possível realizar biópsia obtendo material para o exame de anatomopatológico.
Durante o exame, as imagens são transmitidas em tempo real em um monitor e são obtidas fotos do interior do útero. O tempo de duração é em torno de 10 minutos e deve ser sempre realizado sob indicação médica.
Pode ser realizado em consultório médico e sem anestesia.
Muitas mulheres questionam se sentirão dor ou algum outro desconforto, no entanto, cada organismo reage de uma maneira. Sendo assim, algumas podem sentir um desconforto semelhante a uma cólica menstrual.

Inserção de DIU
DIU (dispositivo intra-uterino) é um método contraceptivo de longa duração em que uma pequena haste em forma de Y é inserido na cavidade uterina. O dispositivo pode permanecer no útero por anos, variando de 5 a 10 anos.
Lembrando que o dispositivo atua como método anticonceptivo, mas não oferece proteção contra DSTs. Portanto, é importante continuar utilizando preservativo.
Existem dois tipos de DIU:
- DIU hormonal ou SIU (sistema intra-uterino)
O dispositivo libera o hormônio em uma taxa constante e em quantidades pequenas (aproximadamente 20mcg a cada 24 horas). Essa liberação hormonal pode ser absorvida pela corrente sanguínea, mas normalmente se restringe ao útero. Ela promove o espessamento do muco normal do canal cervical (abertura para o útero), de forma que impede a passagem do espermatozoide, impedindo a fertilização.
- DIU de cobre
O dispositivo é revestido com cobre, ou cobre e prata. A presença dos metais na composição do dispositivo é tóxica para os espermatozoides, o que impede a fecundação.
O DIU pode ser colocado em qualquer momento do ciclo menstrual mas para isso é importante termos a certeza de que a mulher não está grávida. Como também é importante a paciente realizar exames como ultrassonografia transvaginal e avaliar a presença de alguma doença sexualmente transmissível.
A ultrassonografia servirá para avaliar a presença de pólipos ou miomas uterinos, bem como o formato do útero.
O dispositivo pode ser colocado no próprio consultório.
Muitas mulheres perguntam se dói para colocar o dispositivo, se é fácil se adaptar; mas tudo isso varia de mulher para mulher. A mulher pode sentir um leve desconforto, como se fosse uma cólica, e que passará em poucos dias; como também pode ocorrer de não sentirem nada.

Inserção de Implantes Hormonais
Os implantes hormonais possuem diversas finalidades, podendo atuar como um método contraceptivo, no tratamento da TPM (tensão pré-menstrual) e no tratamento de reposição hormonal. Além disso, o implante possui alguns efeitos positivos como por exemplo: aumento da libido, redução da gordura corporal, melhora da disposição física e, consequente, ganho de massa muscular.
Trata-se de implantes de silicone que são inseridos sob a pele e que irão liberar gradualmente pequenas quantidades de hormônio na corrente sanguínea.
A colocação do implante realiza-se de forma simples e rápida através de uma pequena inserção, com anestesia local, por parte de um médico devidamente capacitado para realizar o procedimento.
Existem vários tipos de hormônios (gestrinona, testosterona, levonogestrel, estradiol, nestorone e outros).
Cada indivíduo deve ser avaliado e tratado individualmente. Para isso, entre em contato conosco e marque sua consulta com nosso especialista.

Alguns dos procedimentos cirúrgicos que realizamos:
- Videohisteroscopia Cirúrgica
- Videolaparoscopia Cirúrgica
- Miomectomia
- Conização
- Ooforoplastia
- Salpingectomia
- Histerectomia total ampliada
- Lise de aderência
- Tratamento cirúrgico para incontinência urinária
- Cerclagem
- Curetagens
- AMIU,
- Etc.

Parto Humanizado
O projeto Parto Adequado foi iniciado em 2015 e desenvolvido por meio de uma ação conjunta da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, objetivando melhorar a atenção ao parto.
O objetivo principal é rever o modelo de atenção ao parto, estimulando o parto normal e reduzindo o número de cesarianas sem indicação clínica, tanto na rede pública como privada, principalmente nesta última; como também favorecer a redução de possíveis eventos adversos decorrentes de um parto não adequado.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2016, 55,6% dos nascimentos no Brasil foram por cesarianas e que, na rede privada, este número sobe para 82,6%.
Diante disso, nós da equipe Hysteron temos a preocupação de oferecer o melhor cuidado para esse momento tão especial da mulher. E para isso contamos com uma equipe médica altamente capacitada para oferecer às nossas pacientes e seus bebês o cuidado certo, na hora certa, durante todo o trabalho de parto e pós-parto.
Vivenciamos e cuidamos juntos