Procedimentos

Procedimentos

vulvo

Vulvoscopia e Colposcopia

A vulvoscopia é um exame de imagem que analisa, por meio de lentes de aumento – o colposcópio, a parte externa do sistema reprodutor da mulher, a vulva. Muitas vezes, esse exame é realizado junto com a colposcopia, cujo exame visa diagnosticar lesões que antecedem o câncer, permitindo ao médico ginecologista examinar o colo do útero e a vagina.

O objetivo do exame é ter uma melhor visualização dessas regiões para diagnóstico, por exemplo, de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As imagens são capturadas, arquivadas e impressas de forma digital.

 

O exame pode ser realizado em consultório médico sem necessidade de anestesia.

É um exame complementar e faz parte do rastreamento do câncer, junto com teste de Papanicolau e/ou testes específicos para detecção do HPV (Papiloma Vírus Humano). Além disso é possível, realizar biópsias (ou seja, remoção de pequena amostra de tecido do colo do útero ou das paredes vaginais)  durante o procedimento caso lesões sejam identificadas.

Para a realização dos exames são utilizadas substâncias químicas e corantes para destacar eventuais lesões nas áreas examinadas. Caso você possua alguma restrição de uso,  é muito importante avisar ao médico.

hist

Histeroscopia Diagnóstica

É um exame ginecológico que tem por objetivo avaliar a parte interna do útero para diagnosticar possíveis lesões, como pólipos, adesões ou outras condições uterinas.

O procedimento é realizado por meio de uma cânula endoscópica, com introdução de gás carbônico ou soro fisiológico para distender a cavidade uterina e permitir uma boa inspeção de toda a região. Também é possível realizar biópsia obtendo material para o exame de anatomopatológico.

Durante o exame, as imagens são transmitidas em tempo real em um monitor e são obtidas fotos do interior do útero. O tempo de duração é em torno de 10 minutos e deve ser sempre realizado sob indicação médica.

Pode ser realizado em consultório médico e sem anestesia.

Muitas mulheres questionam se sentirão dor ou algum outro desconforto, no entanto, cada organismo reage de uma maneira. Sendo assim, algumas podem sentir um desconforto semelhante a uma cólica menstrual.

diu

Inserção de DIU

DIU (dispositivo intra-uterino) é um método contraceptivo de longa duração em que uma pequena haste em forma de Y é inserido na cavidade uterina. O dispositivo pode permanecer no útero por anos, variando de 5 a 10 anos.

Lembrando que o dispositivo atua como método anticonceptivo, mas não oferece proteção contra DSTs. Portanto, é importante continuar utilizando preservativo.

Existem dois tipos de DIU:

  • DIU hormonal ou SIU (sistema intra-uterino)

O dispositivo libera o hormônio em uma taxa constante e em quantidades pequenas (aproximadamente 20mcg a cada 24 horas). Essa liberação hormonal pode ser absorvida pela corrente sanguínea, mas normalmente se restringe ao útero. Ela promove o espessamento do muco normal do canal cervical (abertura para o útero), de forma que impede a passagem do espermatozoide, impedindo a fertilização.

  • DIU de cobre

O dispositivo é revestido com cobre, ou cobre e prata. A presença dos metais na composição do dispositivo é tóxica para os espermatozoides, o que impede a fecundação.

O DIU pode ser colocado em qualquer momento do ciclo menstrual mas para isso é importante termos a certeza de que a mulher não está grávida. Como também é importante a paciente realizar exames como ultrassonografia transvaginal e avaliar a presença de alguma doença sexualmente transmissível.

A ultrassonografia servirá para avaliar a presença de pólipos ou miomas uterinos, bem como o formato do útero.

O dispositivo pode ser colocado no próprio consultório.

Muitas mulheres perguntam se dói para colocar o dispositivo, se é fácil se adaptar; mas tudo isso varia de mulher para mulher. A mulher pode sentir um leve desconforto, como se fosse uma cólica, e que passará em poucos dias; como também pode ocorrer de não sentirem nada.

implante

Inserção de Implantes Hormonais

Os implantes hormonais possuem diversas finalidades, podendo atuar como um método contraceptivo, no tratamento da TPM (tensão pré-menstrual) e no tratamento de reposição hormonal. Além disso, o implante possui alguns efeitos positivos como por exemplo: aumento da libido, redução da gordura corporal, melhora da disposição física e, consequente, ganho de massa muscular.

Trata-se de implantes de silicone que são inseridos sob a pele e que irão liberar gradualmente pequenas quantidades de hormônio na corrente sanguínea.

A colocação do implante realiza-se de forma simples e rápida através de uma pequena inserção, com anestesia local, por parte de um médico devidamente capacitado para realizar o procedimento. 

Existem vários tipos de hormônios (gestrinona, testosterona, levonogestrel, estradiol, nestorone e outros).

Cada indivíduo deve ser avaliado e tratado individualmente. Para isso, entre em contato conosco e marque sua consulta com nosso especialista.

some-scissors-for-surgery-on-a-tray-in-an-6D28BMR

Alguns dos procedimentos cirúrgicos que realizamos:

  • Videohisteroscopia Cirúrgica
  • Videolaparoscopia Cirúrgica
baby-being-born-via-caesarean-section-PSKGXVH

Parto Humanizado

O projeto Parto Adequado foi iniciado em 2015 e desenvolvido por meio de uma ação conjunta da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, objetivando melhorar a atenção ao parto.

O objetivo principal é rever o modelo de atenção ao parto, estimulando o parto normal e reduzindo o número de cesarianas sem indicação clínica, tanto na rede pública como privada, principalmente nesta última; como também favorecer a redução de possíveis eventos adversos decorrentes de um parto não adequado.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2016, 55,6% dos nascimentos no Brasil foram por cesarianas e que, na rede privada, este número sobe para 82,6%.

Diante disso, nós da equipe Hysteron temos a preocupação de oferecer o melhor cuidado para esse momento tão especial da mulher. E para isso contamos com uma equipe médica altamente capacitada para oferecer às nossas pacientes e seus bebês o cuidado certo, na hora certa, durante todo o trabalho de parto e pós-parto.

Vivenciamos e cuidamos juntos