Puberdade

A puberdade trará uma série de mudanças, seja no corpo, na voz e na atitude do adolescente; sendo todas essas mudanças fisiológicas associadas aos hormônios. E é nesse momento que com o aumento dos hormônios sexuais, a falta de orientação e conhecimentos prévios, o adolescente pode agir pelo estímulo interno e ter sua primeira relação sexual precocemente.

De acordo com a OMS, a primeira relação sexual é considerada precoce quando ela ocorre aos 15 anos ou menos.

Existem estudos que perguntaram o porquê do início da vida sexual precoce, e 70% dos adolescentes responderam que a tiveram por estar com vontade. Daí a importância do diálogo, tanto nas escolas quanto em casa, o que irá ajudar os adolescentes a saber quais os cuidados, os riscos envolvidos e mais, estimular uma reflexão do melhor momento para se ter a primeira relação sexual.

Há dificuldades de tratar o tema em casa? Então, uma consulta ao ginecologista pode ajudar. A mãe ou pai explicam o motivo da consulta, podem se ausentar e deixar a menina a vontade com a médica para obter as informações e esclarecer dúvidas sem se sentir envergonhada com os pais.

Fonte: https://www.febrasgo.org.br/pt/revistas/revistaela/item/931-ela-sexualidade-na-adolescencia

Categorias: Prevenção Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *