Você já está se preparando para amamentar?

Você já está se preparando para amamentar?

É muito importante começar a preparar o seio durante os últimos meses de gravidez. Isso auxiliará a fortalecer a pele do bico do seio, prevenir dores e evitar futuras rachaduras. Para isso aconselhamos o seguinte:

– Faça uma “janelinha” no bojo do sutiã na altura do bico do seio (corte uma rodela do sutiã) e costure em volta da abertura feita, para impedir que o tecido se desfie). O seio continuará recebendo o apoio e o bico fica exposto: a roça constante do bico contra a roupa fortalece a pele do bico do seio.

– Tome banho de sol nos seios (‘topless”) antes das 10h e depois das 16h nos dias ensolarados. Se não for possível o banho de sol, faça banho de luz com uma lâmpada comum de 40 watts colocada a um palmo de distância do seio, 10 min de cada lado, uma vez ao dia.

– Após lavar as mãos, use três dedos para puxar o bico do seio para fora, tanto quanto possível, sem provocar dor. Isso imita a sucção do bebê. Repita o movimento 10 a 20 vezes e vá aumentando até 50 vezes por dia em cada seio.

– Se o bico for plano ou invertido existem exercícios especiais para fazer duas a três vezes por dia e que libertam o mamilo preso. É aconselhável passar um óleo ou creme nas mãos antes de realizar os exercícios com o bico do seio.

 

Exercícios para tornar o bico mais saliente. Com os dois dedos polegares tracione a pele da aréola, puxando para os lados e depois para cima e para baixo, ao mesmo tempo.

 


Manobra de ordenha do leite

Sustente a mama com as mãos; com os polegares empurre o leite desde lá de cima até a aréola. Para completar, esvazie também os lados da mama: sustente um dos lados com a mão e esprema com o outro polegar, empurre o leite até a aréola. Depois faça a torção da aréola: veja o leite saindo.

 

Livro: Cartilha de Amamentação… Doando amor

Jayme Murahovschi

Ernesto Teixeira do Nascimento

Keiko M. Teruya

Lais Graci dos Santos Bueno

Categorias: Amamentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *